Assinado Auto de Consignação de Trabalhos para a criação do “Trilho de Santo Adrião” e do “Trilho Românico” na freguesia de Oleiros

09-FEV-2024

No passado dia 9 de fevereiro, no Largo de Santo Adrião, local onde irão iniciar e terminar os trilhos de Oleiros, foi assinado o auto de consignação dos trabalhos da empreitada “Criação de dois trilhos na freguesia de Oleiros”, adjudicada à firma FLOAP, Lda.
O documento foi assinado pelo Presidente da Junta, Nuno Pereira, por Sérgio Ribeiro, na qualidade de Secretário e pelo Arquiteto Guilherme Fonseca, em representação da empresa FLOAP, Lda.
No ato estiveram, também, presentes Sónia Gomes, tesoureira da Junta de freguesia, Maria Lurdes Gonçalves, responsável pela elaboração e acompanhamento da candidatura do projeto ao PDR2020 e do marketing e, ainda, Pedro Cerqueira, responsável pela fotografia e imagem na promoção dos trilhos.
A Junta de Freguesia faz saber que a entrega dos trabalhos à empresa surge depois da mesma ter obtido os pareceres favoráveis das entidades externas, nomeadamente, APA- Agência Portuguesa do ambiente (Recursos Hídricos); REN – Reserva Ecológica Nacional); RAN-Reserva Agrícola do Norte; IP-Infraestruturas Portugal; DRCN-Direção Regional de Cultura do Norte e ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.
A Junta de freguesia salienta ainda que o presente projeto surge com o objetivo de conservar e valorizar os elementos patrimoniais e paisagísticos da nossa freguesia de Oleiros, bem como possibilitar uma articulação com as atividades turísticas e hoteleiras locais de forma a contribuir para a economia e a atratividade do nosso território. Os trilhos a criar irão reaproveitar caminhos antigos e utilizar estradas existentes. Ambos os trilhos iniciam e terminam no Largo de Santo Adrião, centro da freguesia, funcionam de forma circular e complementam-se.
Para além de permitir recuperar caminhos públicos antigos, o projeto permitirá recuperar infraestruturas e servirá para dar um impulso ao Turismo na freguesia de Oleiros.
JFO