Assembleia Municipal aprova voto de pesar e homenageia “Quim da Boavista” com um minuto de Silêncio

09-JUN-2021

Na passada segunda-feira, 31 de maio, após intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Oleiros, Nuno Pereira, a Assembleia Municipal de Ponte da Barca aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento, em fevereiro de “Quim da Boavista”. Ao voto de pesar também se associou o presidente da Camara Municipal de Ponte da Barca, Augusto Marinho e todos os presentes.

De seguida transcreve-se a intervenção do presidente da Junta:

“No passado mês de fevereiro, faleceu o Sr. Joaquim Pereira Gonçalves.

O Sr. Joaquim, mais conhecido por “Quim da Boavista”, foi uma das maiores vozes folclóricas conhecidas.

Foi um dos Fundadores do Rancho Folclórico das Lavradeiras de Oleiros, em 1948, sendo um dos “Contrilhas”, apelido da família oleirense que formou o grupo. Foi cantador do mesmo grupo durante 50 anos e deixa um património cultural imaterial incalculável, através de todos os seus registos fónicos. Foi, ainda, presidente do mesmo grupo na década de 90.

Quim da Boavista sempre participou na Romaria de S. Bartolomeu, tendo integrado durante largos anos o Júri no concurso do Linho. Ao desafio ou com uma cana verde, era voz presente no Largo do Urca todos os anos, enquanto a saúde o permitiu.

A sua forma de cantar, presença, alegria e paixão pelas nossas tradições eram marcantes, contagiantes, brotavam de forma natural!

Assim sendo, pelo seu reconhecido percurso no folclore e contribuição para a preservação das nossas tradições, na qualidade de presidente de Junta da Freguesia de Oleiros, venho por este meio solicitar a esta Assembleia a Aprovação de um “VOTO de PESAR”, pelo falecimento do Sr. Joaquim Pereira Gonçalves, guardando um minuto de silêncio em sua memória e como forma de homenagem.”

JFO

  • Partilhar